Categories

22 de December de 2024

.

.

Colesterol

O que é colesterol?

O colesterol é uma substância cerosa. Não é inerentemente “ruim”. Na verdade, seu corpo precisa disso para construir células. Mas muito colesterol pode ser um problema.

 

Colesterol: o bom e o mau

Dois tipos de lipoproteínas transportam o colesterol de e para as células. Uma é a lipoproteína de baixa densidade, ou LDL. A outra é a lipoproteína de alta densidade, ou HDL. Um teste mede a quantidade de cada tipo de colesterol no sangue.

-Clique nas palavras destacadas para maiores informações.

LDL (mau) colesterol

O colesterol LDL é considerado o colesterol “ruim” porque contribui para o acúmulo de gordura nas artérias (aterosclerose). Isso estreita as artérias e aumenta o risco de ataque cardíaco , derrame e doença arterial periférica  (DAP).

Colesterol HDL (bom)

O colesterol HDL pode ser considerado o colesterol “bom” porque um nível saudável pode proteger contra ataques cardíacos e derrames. O HDL transporta o colesterol LDL (mau) das artérias e de volta ao fígado, onde o LDL é decomposto e passado do corpo. Mas o colesterol HDL não elimina completamente o colesterol LDL. Apenas um terço a um quarto do colesterol sangüíneo é transportado pelo HDL.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos são o tipo mais comum de gordura no corpo. Eles armazenam o excesso de energia de sua dieta. Um alto nível de triglicerídeos combinado com alto colesterol LDL (mau) ou baixo HDL (bom) colesterol está relacionado a acúmulos de gordura dentro das paredes das artérias, o que aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.

Dê uma olhada no seu estilo de vida

Você pode fazer mudanças no estilo de vida para melhorar seus números de colesterol.

Seu corpo produz naturalmente todo o colesterol LDL (mau) de que necessita. Um estilo de vida pouco saudável faz com que seu corpo produza mais colesterol LDL do que o necessário. Esta é a causa do colesterol LDL alto para a maioria das pessoas.

Os comportamentos que podem afetar negativamente seus níveis de colesterol incluem:

  • Dieta não saudável
  • Falta de atividade física
  • Fumar ou exposição à fumaça do tabaco
  • Estar acima do peso ou ser obeso

Como prevenir e tratar o colesterol alto.

A hereditariedade pode desempenhar um papel

Algumas pessoas herdam genes de sua mãe, pai ou mesmo avós que fazem com que tenham muito colesterol. Isso é chamado de hipercolesterolemia familiar . A gravidade da hipercolesterolemia familiar está relacionada à duração e ao grau do colesterol LDL no sangue. FH é perigoso porque pode causar doença cardíaca aterosclerótica prematura. Se você tem histórico familiar de FH ou problemas relacionados ao colesterol alto, verifique seus níveis.

 

Faça as mudanças que valem a pena

Se você tem colesterol alto, fazer mudanças no estilo de vida é um grande primeiro passo para reduzir o risco de doenças cardíacas. Se essas etapas não reduzirem o risco o suficiente, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar.

Lembre-se: fazer até mesmo mudanças modestas agora pode ajudar a prevenir problemas médicos significativos no futuro. Faça tudo o que puder para reduzir o risco de efeitos graves de ataque cardíaco e derrame.

About The Author